Unifran uma universidade verde.-Semana do Meio Ambiente

O verde faz parte da Unifran desde o ínicio, hoje com cerca de 15 mil m² no campus. Em uma conversa com o Chanceler Fundador da UNIFRAN Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, nos contou com maiores detalhes sobre sua paixão pelo verde e a história do pau-brasil na Unifran.

“Sou apaixonado por árvores, me sinto muito bem próximo delas, quando as toco sinto uma energia muito boa, e esta paixão é desde moleque, a paixão pela espécie do pau-brasil é um amor pela pátria e também pela ecologia”.

Com sua grande paixão pelo verde e principalmente pelas árvores, Dr. Clovis resolveu trazer para a Unifran o Pau-brasil – “é uma das espécies mais representativas, faz parte de nossa identidade, seu pigmento era usado para tingir a roupa dos reis e isso desencadeou o extrativismo na época do Brasil colônia.”

As primeiras sementes vieram do estado do Mato Grosso, da fazenda de um amigo, foram cultivadas e transformadas em mudas pelo jardineiro Sr. João.

Sr. João funcionário Unifran á 28 anos, principal responsável pelo viveiro da universidade. " Faço a poda sempre na lua nova, aguou minhas plantinhas com muito cuidado 2 vezes por semana quando já estão formadas e quando ainda mudas todos os dias, faço meu trabalho com muito amor o que é fundamental pois a mesma energia que sinto das plantas elas também sentem de mim."




Sandra responsável pelo paisagismo da Unifran nos contou um pouco de como tudo funciona
" Aqui na unifran todo o trabalho é feito em equipe, existe um viveiro onde todas as plantas e mudas são cuidadosamente cultivadas existem vários tipos de espécies, entre elas, palmeiras,arbustos,forração,medicinais,frutíferas,hortaliças,arvores, ornamentais, trepadeiras, exóticas.

Os jardineiros são os responsáveis pela poda das plantas, limpeza e a manutenção dos canteiros. A irrigação é computadorizada, tendo assim uma grande economia de água. Os projetos de paisagismo que realizamos aqui na Unifran, visam além de uma estética visual que valorize a arquitetura dos prédios visam a harmonia com o meio ambiente."

Nenhum comentário: