Definindo Diet e Light.




Desde o inicio da comercialização dos alimentos diet, a maioria dos consumidores associou esses produtos como sendo de baixo valor calórico e consequentemente, permitido para as pessoas que precisam ou desejam perder os quilos em excesso.

Depois vieram os ligth e a confusão se formou. E isso faz todo sentido, porque realmente, são alimentos diferentes e que precisam nos deixar bastante atentos.

Diet é caracterizado como a ausência total de um nutriente, no Brasil, a maioria dos produtos diets é relacionada com a ausência do açúcar.

É importante que fique claro que nem todo alimento diet tem diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer

Um exemplo clássico é o chocolate diet. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas, pois não possui açúcar, mas, não para as pessoas que desejam reduzir o peso, já que no chocolate diet há maior adição de gordura o que faz com que seu valor calórico se aproxime do chocolate normal.

Por outro lado, com a retirada de um nutriente, o alimento pode vir a apresentar uma diminuição de calorias, mas nesse caso, é preciso verificar se a redução justifica a substituição do alimento convencional pelo diet.

A definição de alimento ligth deve ser usada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% de um determinado nutriente ou calorias comparadas com o alimento tradicional.

Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (ou o carboidrato, ou a gordura e ou a proteína).

A confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades.

Fique sempre atento na hora da compra, pois, como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.

Nenhum comentário: