Segurança do trabalho é um conjunto de normas e medidas adotado pela Universidade de Franca, visando evitar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, e proteger a integridade e capacidade de todos os seus trabalhadores. É definida por leis, normas regulamentadoras, portarias, decretos e até convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificadas pelo Brasil.

Renato Aparecido Borges, técnico em segurança do trabalho, explica que a Unifran tem em média 1.000 funcionários e grau de risco 02. Existe o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), composto por um técnico de segurança do trabalho, um engenheiro de segurança do trabalho, um médico do trabalho e um técnico de enfermagem do trabalho, além da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), composta por funcionários.

O trabalho do SESMT tem como meta a prevenção e saúde dos trabalhadores e Renato explica: “Quando falamos de trabalhadores não estamos falando necessariamente dos empregados, ou seja, engloba também os terceirizados, visitantes e alunos”.
O índice de acidentes na Unifran é considerado baixo, de gravidade pequena e sem sequelas, como explica Renato: ”A legislação pede que seja notificada qualquer coisa, até mesmo uma torção, de menor importância”.
Ligado à segurança do trabalho acontece todo final de ano um evento chamado SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que em parceria com a CIPA, promove palestras e visitas de equipes especializadas aos setores, dando dicas sobre prevenção e saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário