Voluntários-Em meio à correria dos afazeres cotidianos, algumas perguntas nos inquietam e não se calam: o que há por detrás do fenômeno a que chamamos trabalho voluntário? O que motiva as pessoas a deixar o conforto de seus lares para cuidar de pacientes psiquiátricos, ir a creches, asilo de idosos, alfabetizar adultos, enfim, encontrar tempo para se dedicar espontaneamente a buscar soluções que amenizem as dificuldades e sofrimentos alheios? O movimento do Terceiro Setor, que nasceu de modo espontâneo na sociedade, vem marcando seus passos na história.
Unir para Difundir-A obra narra o percurso da origem e do desenvolvimento do Espiritismo, da Europa ao Brasil, destacando que sua consolidação no cenário nacional incidiu mais em sua vertente religiosa, comparativamente às científica e filosófica, pois encontrou na premissa 'fora da caridade não há salvação' o elemento ideal para se implantar e ser reconhecida no país, fazendo adeptos e simpatizantes. Relata a importância das Federativas no país, as quais tiveram papel preponderante na construção da identidade da Doutrina Espírita, auxiliando-a para torná-la mais aceita e mais presente.
O Movimento Espírita Pelotense-A trajetória de pesquisa conta em sua metodologia com observação participativa, entrevistas, anotações em diário de campo e extensa busca em arquivos documentais, tais como atas de instituições, coleções de jornais e revistas comemorativas. Como desdobramento dessa ação investigativa, registra a evolução da presença de ideias e ideais espíritas e maçons a culminar com a estruturação atuante de integrantes do segmento cultural espírita na formação histórica e social de Pelotas. Modelo para explorar outras possibilidades de pesquisa da trajetória da cultura espírita.
Maiores informações: Editora Unifran (16) 3711-8763.
Nenhum comentário:
Postar um comentário