Professora do curso de Fonoaudiologia a 23 anos, Santinha ajudou a criar o curso na Unifran

Ainda dentro da comemoração do Dia do Fonoaudiólogo, que aconteceu no ultimo dia 09 de dezembro, conversamos com a professora Flávia Maria Cardoso Consoni, mais conhecida como Santinha e que é a professora que esta a mais tempo no curso de Fonoaudiologia na Unifran:
“Estou como docente desde o inicio do curso, isso foi em 1987, fui convidada pelo então Reitor José Silveira Maia e fiz parte do grupo que estruturou o curso, antes eu fazia apenas a área clínica, foi então que tive que começar a estudar novamente e fazer especialização e mestrado, isso tem trazido uma realização profissional muito grande para mim, porque passar meus conhecimentos e ajudar os alunos a sentir o que é a Fonoaudiologia e o que ela pode fazer para o ser humano, é muito gratificante”.

Santinha ainda conta que quando se formou bem no inicio da profissão de fonoaudiólogo, as pessoas não sabiam ao certo do que se tratava o curso e sempre perguntavam se tinha algo a ver com telefonia, mas ela explica que é uma área bem abrangente e que por envolver a comunicação, desde o início, o curso tem aberto várias opções de trabalho bem diferenciadas e a cada dia que passa, novas formas de trabalho vem sendo estruturadas:
“A Fonoaudiologia desde que teve início, tem passado por várias transformações e aqui na Unifran podemos acompanhar essas mudanças, porque temos uma abertura muito grande para incorporá-las, todo ano tem coisas novas, como a clínica, por exemplo, que era bem pequena a qual também fiz parte de sua estruturação, era procurada para ajudar nos arranjos das salas de atendimento e hoje temos uma clínica maravilhosa com capacidade para atender bem nossos alunos e a população em geral”.

“Me sinto uma pessoa muito feliz por ser fonoaudióloga e sinto que passo isso para os alunos, porque eles saem daqui com a sensação de que escolheram a profissão correta. As turmas que vão se formando sempre deixam uma marquinha de satisfação, de amizade, pois são laços que se formam e que continuam. As vezes encontramos alunos dez anos depois e eles demonstram muito carinho pela gente”. Completou Santinha.

Assistam aos videos com depoimentos de Professoras e Alunas Formandas do ano de 2010 em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo clicando aqui.

Nenhum comentário: