Bom, pra quem acha, que fisioterapia é só pra quem quebra um braço ou perna, está muito enganado, fisioterapia é muito mais do que isso. Na Unifran, a clínica de fisioterapia conta uma equipe que tem se dedicado à outros tipos de pacientes, os pacientes cardíacos. A profª Cynthia Bachur nos explicou um pouco sobre essa área da fisioterapia e esclareceu sobre a reabilitação cardiovascular.
“É o processo que se inicia com o evento cardíaco e continua até que o paciente retorne a sua ótima condição clínica, fisiológica, psicológica, social e profissional”. Conferência de Mutle Beach, EUA.
A professora explica que existem 3 fases pelas quais o paciente cardíaco passa. 1ª fase: hospitalar, após o evento cardíaco até a alta hospitalar; 2ª fase: convalescência, após alta hospitalar até 8ª semana; 3ª fase: após o 3º mês pós evento cardíaco com tempo indeterminado.
Ela conta que existem dois tipos de tratamentos fisioterapêuticos, o preventivo e o pós evento cardíaco, que são indicados aos pacientes que sofreram infarto do miocárdio, pós operatório dos pacientes que passaram por cirurgia cardíaca (ponte de safena) e indivíduos que possuem 2 ou mais fatores de risco.
Os fatores de risco são: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, dislipidemia (colesterol, triglicérides), tabagismo, vida sedentária, obesidade e estresse, segundo a professora, esses fatores são controláveis, porém existem os que não são controláveis: história familiar, sexo e idade.
Ao fazer o tratamento para reabilitação os objetivos são controlar e reduzir os fatores de risco para a doença cardíaca e restabelecer as funções cardiovasculares, iniciando a recuperação, adaptação e manutenção do sistema cardiovascular.
A professora Cynthia faz acompanhamento de pacientes cardíacos na clínica de fisioterapia da Unifran, onde é possível ver os avanços e a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário