Programa de incentivo ao bem-estar e qualidade de vida para mulheres com sobrepeso, este é o nome do projeto que está sendo desenvolvido pelos professores Júlio César Domenciano e Luciana Mota Raiz, do curso de Educação Física da Unifran. O projeto é basicamente um acompanhamento que acontece 3 vezes por semana, durante uma hora, para mulheres que tem sobrepeso, o grupo é bastante diversificado e conta com mulheres de 30 a 70 anos. Nestes encontros semanais é trabalhado condicionamento cardiorrespiratório, exercícios localizados para fortalecimento muscular, flexibilidade e também estabilização postural. Juntamente com as atividades físicas, essas mulheres também fazem acompanhamento com a clínica de nutrição, com avaliação nutricional, onde elas recebem um cardápio pra ser seguido. Com isso, elas contam com as duas intervenções, tanto a das atividades físicas como a alimentar. A professora Luciana ainda nos contou que a cada 15 dias elas tem uma roda de conversa, com o objetivo de motivar a assiduidade de uma forma descontraída. Além disso, todo mês elas promovem um café da manhã saudável, onde cada uma traz um prato diferente, receitas inclusive que elas aprendem na clínica de nutrição. A professora ainda nos disse, que ao finalizar este projeto, tudo que for relatado por estas mulheres será documentado e mandado para o comitê de ética, para depois ser publicado.
O critério para a inclusão no grupo é uma autorização médica, alegando que a pessoa está apta a praticar exercícios físicos e são feitas avaliações prévias, que envolvem medidas antropométricas, ou seja, peso, altura, circunferência, índice de massa corpórea e um teste de condicionamento cardiorrespiratório.
E os resultados já estão sendo notados, além da perda de peso, algumas delas já tiveram ganhos com a saúde, controle de diabetes e diminuição do colesterol e triglicérides.
Mais informações: edfisica@unifran.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário