A equipe de Fisioterapia da Unifran, mais uma vez dá dicas sobre doenças, formas de tratamento e como evitar. Desta vez o tema foi: O Infarto o Miocárdio.
O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma emergência médica, que ocorre quando o fluxo de sangue que chega ao coração pelas artérias coronárias sofre redução ou interrupção súbita e intensa, produzindo morte do músculo cardíaco por falta de oxigênio.
De acordo com a equipe, existem alguns sinais de alerta como: Queixas de dores no peito intermitentes, falta de ar ou fadigas persistentes, episódios de dor que tornam-se mais freqüentes, mesmo após esforços físicos cada vez menores. Esses são sinais de que a pessoa está desenvolvendo um infarto.
Dentre estes sinais a dor no peito pode ser de intensa a prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o peito, que pode irradiar-se para as costas, a mandíbula, o braço esquerdo e, mais raramente, para o braço direito.
A dor também pode ser no abdome, com menor freqüência, porém ela pode ser confundida com gastrite ou esofagite de refluxo.
Existem também outros sintomas que incluem:
· Sudorese (suor em excesso);
· Sensação de falta de ar e alteração no ritmo cardíaco;
· Os lábios, as mãos ou os pés podem tornar-se discretamente azulados (cianótico);
· Os indivíduos idosos podem apresentar desorientação.
Mas o melhor a se fazer é evitar a doença e a Unifran oferece vários tratamentos para amenizar os fatores de risco, na clínica de Nutrição e Fisioterapia.
Entre em contato pelos e-mails: nutricao@unifran.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário