A odontologia aplicada à pacientes especiais, um trabalho gratificante de alunos da Unifran

Marina, Filipe, Amanda e Leticia
Amanda Aparecida Amante Martins, Filipe Santos Ferreira Mendes, Letícia Matanovich Garcia e Marina dos Reis de Souza alunos do primeiro ano de odontologia da Unifran, recentemente desenvolveram um trabalho dentro da disciplina “psicologia aplicada a Odontologia”, ministrada pela professora Márcia Simei, onde o intuito era a inserção de pacientes com necessidades especiais dentro da odontologia, para isso, foi desenvolvido um questionário e aplicado junto aos alunos da escola Descobrindo o Mundo, que trabalha com a educação especial para alunos com deficiência. “Estas pessoas têm uma maior necessidade para com o cuidado preventivo odontológico, para prevenção de cárie e doenças periodontais”. Explicou Filipe.

Como parte do trabalho, foi apresentado um questionário totalmente interativo, onde os pacientes puderam responder coisas relacionadas aos seus dentistas e os cuidados com sua saúde bucal. “Podemos notar que apesar dos aspectos psicológicos, eles são incentivados dentro da própria instituição a frequentar o dentista e cuidar da saúde bucal. Não entendem completamente a importância do cuidado odontológico e acreditam que ir ao dentista é sinônimo de restaurar cárie e extrair dentes”. Disse Letícia.

Com todo o resultado que obtiveram, resolveram demonstrar em um vídeo a experiência que viveram e segundo eles foi inesquecível. “Não tínhamos a percepção do que era esse mundo e saímos deslumbrados”. Completou Letícia.

O vídeo foi apresentado como relatório final do trabalho e postado em um canal do You Tube e ganhou grande visibilidade como exemplo de cidadania. “Nós que acabamos de sair do ensino médio, fazer um trabalho desse e ter reconhecimento, de fato é muito gratificante”. Completou Filipe.

Assistam ao vídeo “Pessoas com Necessidades Especiais”.

Nenhum comentário: