No próximo domingo, 26 de fevereiro, termina o Horário de Verão. Mas o que de fato é is-so, para que serve e quais os benefícios?

Para responder essas e outras perguntas convidamos o Professor Paulo Cesar Oliveira, docente no curso de Engenharia Elétrica que contou a história do Horário de Verão e porque realmente se tor-nou necessário adiantar os relógios em uma hora nesse período. Vejam.

Nos meses de verão, o sol nasce antes que a maioria das pessoas tenha se levantado. Assim, a luz do dia será mais bem aproveitada se os relógios forem adiantados, pois a maioria da população passará a fazer suas atividades melhor utilizando a luz do sol.

As origens do Horário de Verão remontam ao ano de 1907, quando William Willett, um cons-trutor Britânico e membro da Sociedade Astronômica Real, deu início a uma campanha para adoção do horário de verão naquele país. A justificativa era de que haveria mais tempo para o lazer, além da re-dução da criminalidade e do consumo de luz artificial. Contra esta mudança, houve oposição de alguns setores, tais como, por exemplo, dos fazendeiros e de pais preocupados com as crianças, pois elas teri-am que acordar mais cedo. No entanto, Willett não viveu o suficiente para ver a sua idéia ser colocada em prática.

Em 1916, a Alemanha foi o primeiro país a adotar o horário de verão, no que foi seguida por diversos outros países da Europa, devido à primeira Guerra Mundial. A economia de energia elétrica era vista, naquela época, como um esforço de guerra, propiciando também a diminuição no uso do car-vão, a principal fonte de energia à época.

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, com vistas também à e-conomia de energia elétrica. O Decreto n° 6.558, de 08/09/2008, instituiu a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, em parte do território nacional. Neste período, o relógio é adiantado em sessenta minutos em relação à hora normal. No ano em que houver coincidência entre o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento dar-se-á no domingo seguinte.

Quanto aos estados abrangidos, o Decreto nº 7.584, de 13/10/2011, determina que a mudança atingirá somente os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A meta do governo federal é, neste período, a redução entre 4,5% e 5% a demanda por energia no perío-do de pico do consumo, entre as 18h e as 21h. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê uma economia entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões para o país durante o período. No ano passado, o horário de verão começou em 16 de outubro e terminará agora no dia 26 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: