Bactérias, um íntimo contato com o corpo humano que é capaz de fazer bem.

Dr. Carlos Henrique Gomes Martins
Você sabia que o nosso corpo é habitado por diversas bactérias e que não é a mesma no corpo inteiro; ou seja, a bactéria que habita o intestino, não é a mesma que habita a pele, e a que habita um determinado órgão, pode ser sempre a mesma até o fim da vida, mas há regiões do corpo que sofrem frequentes alterações de tipos de bactérias, inclusive de acordo com a idade, como por exemplo, nas mulheres. Para esclarecer melhor, convidamos o professor Dr. Carlos Henrique Gomes Martins, docente na disciplina de Bacteriologia no curso de Biomedicina da Unifran, que falou da ação dessas bactérias e esclareceu o porquê de muitas bactérias não serem causadoras de doenças.

Carlos disse que as primeiras bactérias surgem em nosso corpo durante o nascimento (no parto) e na amamentação e com o passar do tempo adquirimos outras várias, ressaltou ainda que o homem convive intimamente com bactérias não causadoras de doenças e que além de não prejudicar a saúde, podem trazer benefícios, como algumas presentes no intestino que são produtoras de vitaminas ou outras que impedem a fixação de bactérias patogênicas (causadoras de doenças), em um determinado órgão.

Apesar desse íntimo contato de bactérias e organismo humano, em alguns momentos pode haver um desequilíbrio bacteriano fazendo dessas bactérias, a causa de algumas doenças. “Portanto o organismo que se mantém saudável praticando boa alimentação, esporte e com boas noites de sono, por exemplo, impedirá o desequilíbrio fazendo com esses dois mundos possam viver em harmonia” completou ele.

Você fazia ideia que o corpo era tão habitado por bactérias? E que algumas podem hospedar em nosso organismo sem fazer nenhum mal?

Nenhum comentário: