Dietas da moda!

Fonte: Curso de Nutrição da Unifran
Essas dietas, de um modo geral, partem de uma promessa de emagrecimento rápido e claro, sem muito esforço.

Esse tipo de conduta não recebe apoio dos nutricionistas e podem ser perigosas, uma vez que a maioria delas não é balanceada e pode causar deficiência de certos nutrientes. Além disso, emagrecer muito rápido não é saudável.

Outro agravante com relação às dietas da moda é que, mesmo causando o "tal" emagrecimento em curto prazo a partir da restrição na ingestão de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. Desta forma, na maioria das vezes a pessoa acaba recuperando o que perdeu, sofrendo o famoso efeito sanfona.

O mais importante para manter um peso saudável e ideal é ter uma alimentação saudável, dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Enfim, o que significa uma alimentação saudável então?

É aquela que está adequada às necessidades de cada pessoa, levando em consideração o estado nutricional, a idade, o sexo, a atividade física. Além do mais, obedecer as recomendações quanto a distribuição de alimentos por dia, se alimentando a cada 2 horas, não exagerar em uma única refeição e evitar alimentos que possuem alto valor de gordura e de calorias, também faz parte de uma alimentação saudável.

Não podemos esquecer que as dietas da moda acabam propondo que sua alimentação seja um martírio, uma proibição de vários itens, o que pode te levar a não ter a sua vida social habitual ativa.

Pense nisso, o que você deseja pra si próprio?
O resultado que quero é para os próximos dias ou meses ou algo que pode durar por anos?
Então não vacile, procure um nutricionista para te ensinar a comer corretamente, sem magia!

Nenhum comentário: