A fotografia da energia invisível dos astros

Sistema de antenas computadorizado para aplicação em Rádio-Interferometria.


Rádio-Interferometria, sistema de antenas computadorizado que permite a captação de sinais de rádio emitidos por vários astros. Este é o trabalho que um grupo de professores e alunos, inscritos na iniciação cientifica da Unifran, desenvolvem, a fim de medir e posteriormente gerar imagens visíveis da radiação dos astros. Entendeu?

Pois bem, para melhor explicar o Professor Henrique José da Silva, fala o que é o projeto e qual seu principal objetivo: “O projeto vai passar por várias etapas, nesse momento estamos preparando o dispositivo que se chama interferômetro, sistema de antenas que faz a captação da radiação

eletromagnética proveniente do sol que é uma fonte de radiação muito forte, a partir daí podemos fazer um estudo teórico e prático de observação da radiação eletromagnética de qualquer astro”.


Envolvidos no projeto estão os professores, Henrique José da Silva, Mauricio Garcia Chiarello e a Professora Fernanda Rodrigues da Silva, juntamente com os alunos Silvio José Álvares Ferreira e Thales Moreira Bocchini do segundo ano do curso de Engenharia Elétrica.
Utilizando equipamentos dos laboratórios de Engenharia Elétrica e Mecatrônica, o projeto se enquadra na Rádio-astronomia onde o principal objetivo é a observação de todo o cosmo: “Fazemos o mesmo que a Astronomia, a diferença é que a astronomia trabalha com luz visível, nós trabalhamos com radiação, numa faixa de frequência que não é visível, captamos a energia eletromagnética emitida pelos astros, medimos a potência dessa energia e transformamos em imagens chamadas rádio-imagens, fotografias criadas a partir das potências medidas com o sistema de antenas”. Completou Henrique.

Nenhum comentário: