Estado, Economia, Trabalho e sociedade, aborda o papel do Assistente Social em diversas áreas: livro organizado pela Prof.ª Dra. Rosalinda C. Pimentel

Recentemente foi lançado pela Editora Unifran o livro “Estado, Economia, Trabalho e sociedade: o mosaico de uma Nação” organizado pela Prof.ª Dra. Rosalinda Chedian Pimentel, Reitora da Unifran e professora permanente voluntária dos cursos de mestrado e doutorado em Serviço Social na UNESP de Franca, na disciplina que leva o mesmo nome do livro.

Em entrevista, a professora conta da experiência de estar na sala de aula e de poder resgatar autores que gosta, além, é claro, da experiência de lidar com profissionais de várias áreas presentes na turma do curso:

“Recebi um convite para ser professora na área de Serviço Social nos cursos de mestrado e doutorado na UNESP e, combinei com os alunos que faríamos dos trabalhos apresentados uma publicação. Conforme o andamento das aulas acontecia e os trabalhos começavam a serem apresentada de forma muito interessante, mais certeza da produção do livro eu tinha. A formação ali era bastante variada, tínhamos economistas, administradores, advogados, educadores e o próprio assistente social, com olhares diferentes e havia uma complementação de percepção dessas grandes categorias, porque além do pessoal ter uma bagagem teórica, praticamente todos ali trabalhavam, e a própria experiência adotada em cada área permitiu visão diferente do papel do assistente social enquanto agente contribuinte de transformação da sociedade. Então, a realização da idéia do livro foi se sedimentando ”.


“Essa percepção mais ampla da importância de um profissional de Serviço Social foi agregada por um olhar externo, porque além da categoria profissional, atua, milita e funciona. Creio que a proposta da UNESP de levar um professor de fora e abrir a área de mestrado e doutorado para outros profissionais, permitiu um olhar diferente, um reconhecimento do papel que o assistente social tem hoje e o reconhecimento da importância da profissão não só na área publica mas, também, na iniciativa privada, pois uma empresa de médio ou grande porte com um quantitativo de profissionais necessita de orientação, de assistência, de acompanhamento. Para nós que vivenciamos aquele semestre juntos, foi muito importante e muito reificante o reconhecimento para o trabalho do assistente social”.

“O convite foi estendido a todos os vinte e seis alunos. No entanto, o livro está formado por vinte autores e nove artigos, cada artigo com dois ou três autores no máximo”.

Nenhum comentário: