Humanização e Odontologia, um trabalho pioneiro que da certo.


Acontece na próxima quarta-feira no teatro da Odonto da Unifran, o evento de encerramento do projeto “Humanização e Odontologia” dos alunos do curso de Odontologia coordenado pelo Profº Ronaldo Leite: “O evento contará com a participação do grupo Andarilhos da luz ou Esparadrapalhos, como também são conhecidos. Eles são um grupo de jovens de Franca, que trabalham com a mesma filosofia dos Doutores da Alegria fazendo trabalhos nos hospitais da cidade. Focados no trabalho dos Doutores da Alegria e fantasiados de palhaço, cada personagem tem um nome, eles não são médicos nem profissionais da saúde, são jovens da sociedade que trabalham voluntariamente e nossa intenção é fazer os alunos conhecerem como é o trabalho deles e quais as experiência que eles tem dentro dos hospitais”. Contou Ronaldo.

O projeto, como disse o professor, é focado em trabalhar o lado humano dos alunos com o objetivo de uma formação mais completa: “Não damos apenas uma formação técnica e intelectual, mas também uma formação humana, porque todas as profissões da saúde necessitam muito desse atendimento humano. E esse trabalho não significa apenas o trabalho filantrópico, é um diferencial no atendimento onde todos são tratados como iguais”.

O projeto começou no inicio de 2009 e é pioneiro dentro da odontologia: “É um projeto antigo, que vem sendo trabalhado por profissionais que necessitam de ter um contato com o lado humano dos pacientes, como na medicina e na enfermagem, porém na odontologia somos a primeira universidade a inovar com esse trabalho. O projeto consiste em ter aulas com formatos diferenciados que acontecem às quartas-feiras, não trabalhamos ainda com atendimento dentro do projeto, ele é focado apenas aos alunos para auxiliar na formação, mas sempre trazemos experiências de fora para conhecerem”. Completou Ronaldo.

Nenhum comentário: