Unifran e os programas de créditos Educativos do Governa ProUni e FIES

Programas do Governo Federal como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), tem beneficiado milhares de estudantes em todo o Brasil, possibilitando que o sonho de uma faculdade faça parte da vida de jovens de baixa renda. A Unifran está vinculada a esses programas desde o inicio, no FIES desde 1998 e no ProUni desde 2005. Magda Maria Mondine, coordenadora do ProUni na Unifran e responsável pelo termo de adesão do FIES, fala como funciona, como se inscrever em cada um desses programas e quantos alunos já foram beneficiados na Unifran.

“As bolsas oferecidas podem ser bolsas integrais, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, ou bolsas parciais de 50%, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Para concorrer a uma bolsa do Prouni referente ao primeiro semestre de 2011, o estudante deverá ter participado do ENEM de 2010, ressalto que não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão maiores chances de escolher o curso e a instituição em que desejam estudar.
Para a inscrição o candidato escolhe até 3 opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. O ProUni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa. Acesse o site do ProUni clicando aqui.
Para inscrição e resultados do processo de seleção do ProUni, os candidatos devem ficar atentos ao cronograma do MEC, porque é de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.
Desde a adesão da Unifran com o programa ProUni foram atribuídas 980 bolsas integrais e mais de 2100 bolsas parciais”.


Em relação ao FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. É possível recorrer ao financiamento, os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação, como explica Magda:

“A partir deste ano, o FIES passa a funcionar em um novo formato. Agora, o FNDE é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano.
A partir de agora, o FIES terá fluxo contínuo, ou seja, o estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pela internet. Acesse o site do FIES aqui e siga os passos.
Os interessados nas licenciaturas poderão usufruir de 100% de financiamento sem necessidade de fiador, enquanto para os demais cursos é exigido fiador tradicional ou solidário.
O tempo de pagamento da dívida é o triplo da duração do curso. No caso das licenciaturas, o interessado que ministrar aulas nos estabelecimentos públicos, usufruem de abatimento na dívida em função do número de anos trabalhados”. Completou Magda.
Em dez anos o FIES já beneficiou na Unifran mais de 15.000 alunos e atualmente 400 alunos estão sendo beneficiados.

Nenhum comentário: