A obesidade é denominada como uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que vem associada a problemas de saúde, prejudicando o indivíduo.

Antes do regime
“Eu era obeso desde os 8 anos de idade, sempre tentei emagrecer e nunca consegui”, Thércius Oliveira Tasso que trabalha no setor de Pós Graduação da Unifran, deu um depoimento sobre sua luta para perder peso, contando o que o motivou e como foi esse processo.
Incentivo da família, alimentação saudável e determinação foram ingredientes essenciais para o seu processo de superação. “As coisas mudaram no dia em que fui por uma calça e ela não coube. Nesta ocasião minha mãe marcou uma consulta médica e a partir de então segui com as orientações e o acompanhamento do médico.“
Depois, 50 kilos mais magro
Segundo Thercius, a principal mudança seria na alimentação e a na prática de exercícios. O consumo anteriormente era de cerca de 1 litro de refrigerante por dia, doces o dia todo, 4 pratos de comida. Na primeira semana, tudo foi cortado. A nova dieta incluiu frutas, muitos legumes e muita salada, passou para apenas 4 colheres de sopa de arroz, hábitos que antes não existiam. Com isso o emagrecimento foi de 4 quilos, que trouxeram motivação, com isso, estabeleceu uma meta, a de chegar aos 80 quilos, a qual foi alcançada em 7 meses. No total foram 50 quilos perdidos.
 “Isso foi conquistado sem cirurgia de redução de estômago nem nada, apenas com associação da prática de exercícios com uma alimentação saudável, academia todos os dias. As pessoas buscam o método mais rápido pra perda de peso, mas com esforço é possível. Eu tento ajudar todos que estão na situação em que eu estava, pois é muito difícil ser obeso.”
Uma maneira de prevenir a obesidade é incentivar uma dieta saudável desde a infância, já evitando que a criança tenha peso acima do normal. Juntamente com a dieta deve se associar atividades físicas, lazer, relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada.
Conheça os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unifran

Nenhum comentário: