Inteligência Colaborativa é tema de palestra de Pietro Roveri, professor da Unifran

 Inteligência colaborativa, são aquelas formas de produção que conseguem atingir algo de forma espontânea, são ambientes onde as pessoas, livres de uma determinação de alguém, chefe ou patrão, fazem as coisas de forma espontânea e conseguem resultados interessantes. Como exemplo disso, podemos citar o Windows e o Linux, que são sistemas operacionais, mas enquanto o primeiro é uma empresa que desenvolve o software, paga seus funcionários, o segundo é desenvolvido por uma comunidade de programadores que gera uma grande participação de mercado de forma espontânea. A grande diferença é que o Linux consegue se desenvolver a custos bem mais baratos por ter o código aberto, então a informação circula livremente e todos tem acesso.

Outro exemplo é a Wikipédia, a maior enciclopédia digital do mundo e que foi desenvolvida basicamente por voluntários. Qualquer pessoa pode editar o conteúdo, desde que, se encaixe dentro dos critérios do que é enciclopédico, assim, quem encontrar algo de errado poderá regular, ou seja, todos podem fazer tudo e todos que tiverem um mínino de conhecimento podem entrar nessas organizações.
 Para surgir a inteligência colaborativa, é preciso;
·         uma comunidade de especialistas que nós chamamos de grupos de pares,
·         uma plataforma digital conectando as pessoas, permitindo que o trabalho e as ações consigam se coordenar independente da posição geográfica e do tempo em que elas ocorram;
·         o produto que vai ser feito tem que ser modular, isto significa que ele pode ser feito em partes e as atividades são granulares ,ou seja, qualquer pessoa pode ajudar com um grão de contribuição.
A reciprocidade da ajuda motiva o desenvolvimento da inteligência colaborativa criando valores morais,sociais e éticos. O participante se sente útil pra humanidade, trabalho ou empresa.
Tudo isso acontece porque todos se tratam como pares, portanto não existe um líder, elas estão ali conectadas e a qualquer momento pode haver uma efervescência de inteligência que vai gerar alguma coisa.
Para saber mais sobre esse assunto haverá uma palestra com o titulo “Inteligência Colaborativa”.
Local: SESC de Ribeirão Preto
Data: 22/03 ás 19:30
Grátis a pessoa pode retirar o ingresso até uma hora antes.
Com a participação de Pietro Roveri, o poeta de Brasília que possui um site de poesias colaborativo e um artista multimídia de Campinas.

Um comentário:

Teresa Cristina disse...

Muito interessante perceber que até na área da administração está ocorrendo um movimento de desierarquização e construção de saberes a partir de uma abordagem colaborativa.