Uso das mídias sociais na empresa. Como unir sua identidade social de forma profissional nas mídias sociais.

As ferramentas sociais que agregam milhares de pessoas na internet criaram uma necessidade e uma possibilidade para as empresas. Atualmente é imprescindível para qualquer empresa se aproximar de seu público, interagir e colaborar e isso é exatamente o que as mídias sociais prometem fazer. Será?

Pois bem, transferir anos de relacionamento do meio presencial para o meio virtual requer alguns cuidados, passos que sejam compreendidos por todos os envolvidos , os proprietários, os diretores, os funcionários e os clientes, pois são estes que edificaram a rede social atual e com certeza deverão possuir seus lugares na rede social virtual.

Uma atitude essencial é tomar a decisão que permite a visibilidade. Visibilidade é tornar-se público, mas, principalmente, é permitir que pessoas interajam com aquilo que se tornou público e na interação temos os prós e os contra, ou seja, na visibilidade criamos os canais para que nossos valores naturais apareçam e os que não são considerados valores também. O chocolate que é doce para um pode ser amargo para outro, e assim, caminha a visibilidade.

A ferramenta para lidar com a visibilidade é construída pela simpatia e a transparência, onde com simpatia, reconhecemos nossos elos mais fracos e com a transparência certificamos a intenção de fortalecê-los.

Em uma rede social midiática e distribuída não é possível hierarquizar as informações, tomar posse. Na verdade, o que ocorre é como se fossemos espectadores e atores simultaneamente, desta malha comunicativa e interligada, assim, observamos seu fluxo e aprendemos a ler suas conexões para direcionar as nossas.

Portanto, há uma infinidade de ferramentas inseridas nas mídias sociais e que conectam pessoas, empresas e máquinas*, e com isso, a necessidade de planejar quais e como as mídias sociais serão introduzidas no cotidiano pessoal e empresarial, é primordial para agregar a fusão das redes sociais.

*Sim, as máquinas e os softwares já interagem em diálogos na internet. Sim, às vezes se pode pensar que está se relacionando com uma pessoa e ser o computador que lhe responde e direciona. Bem vindo ao mundo atual.


Bibliografia:

O Poder da redes. David Ugarte. ( GNU - Internet)
Redes Sociais. Bob Cross e Robert Thomas. Editora Gente
A Biblia do Marketing Digital. Cláudio Torres. Editora novatec


Mauricio Valentini é supervisor do setor de Redes Sociais da Unifran vinculado a TI.


Um comentário:

Deborah disse...

Muito verdadeiro tratando-se das redes sociais, temos sempre que agregar valores quando unimos uma rede presencial a uma virtual!