Professora Eneida Nalini nos conta sobre seu outro dom, o de atuar no grupo de teatro.

 Eneida Nalini, docente do curso de Letras da Unifran, nos contou um pouco sobre outra atividade dela, o teatro. “A meu ver o teatro desenvolve habilidades essenciais para que possamos lidar com as pessoas e conosco mesmos. Trabalhamos o respeitodisciplina e o eterno desenvolver-se. Tenho aprendido muito com o fazer teatral: tornar-se outra pessoa, encontrar tempo na atribulada rotina para ensaios e eventos, desligar-se dos afazeres para continuar com essa séria brincadeira, não é fácil. Venho fazendo isso e lutando para não me afastar há mais de 20 anos. No grupo vejo as transformações acontecerem com as pessoas, que passam a ter iniciativa e a integrar-se mais na sociedade como ser participante e ativo. Como educadora que sou, acredito que o teatro deveria fazer parte da grade curricular na educação básica, dando oportunidade das pessoas se envolverem com essa completa e magnífica arte”. 
De acordo com Eneida, tudo começou quando ela, que é formada em ballet clássico, viu um cartaz de um curso de teatro na escola em que estudava dança. O curso era oferecido pela FETANP (Federação de Teatro Amador do Nordeste Paulista).  “Fiz o curso e me envolvi muito, sabendo que o teatro não mais sairia da minha vida”.
Em 1982 eles começaram a fazer apresentações de teatro em encontros e o grupo, de 82 pessoas, transformou-se no que hoje é chamado Instituto Arte e Vida. O projeto começou com esse grupo de jovens, que se encontrava para ensaiar peças e apresentá-las em encontros espíritas, o grupo cresceu e foi reconhecido. “Hoje somos uma ONG e trabalhamos todos voluntariamente para que nosso projeto não morra”.
No projeto, de acordo com Eneida, eles trabalham com crianças, adolescentes e adultos na Fundação Judas Iscariotes. Neste ano, estão realizando o FECEF (Encontro da Canção e Arte Espírita em Franca), no mês de novembro. O grupo conta, atualmente, com aproximadamente 200 pessoas.

Eneida ainda conta que eles se apresentam em qualquer lugar e para qualquer público, possuem apresentações montadas para todas as idades e em várias modalidades da arte: dança, circo, teatro, etc. Eles ajudam entidades beneficentes e viajam se necessário for. O grupo é aberto a interessados e funciona com quatro núcleos distintos: Arte Educação (crianças a partir de 3 anos de idade), Núcleo Arte e Cultura (teatro - adultos), Núcleo de Estudos (estudos sobre Espiritismo e Arte) e Núcleo de Eventos (realizador do FECEF).
Aqui na Unifran, já pudemos assistir a apresentação do Instituto Arte e Vida, na semana de Letras. 

Para maiores informações sobre os trabalhos acesse: www.institutoarteevida.org.br 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eneida, Oh! Eneida. Parabéns pela perseverança, talento e amor às Artes.
Marco, Adriana e Fábio Rafael