Técnico de Informática do Help Desk da Unifran que é apaixonado por automobilismo, vira piloto de arrancada nas horas vagas.

Glauber Henrique Castelani
Desde criança, Glauber Henrique Castelani, técnico de informática do Help Desk da Unifran, tem paixão por carros e de tanto frequentar campeonatos de arrancada resolveu ter seu próprio carro e virar um piloto. Arrancada é uma prova de aceleração que consiste em percorrer uma determinada distância em linha reta, no menor tempo possível, partindo com o carro parado. Em 2002, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) homologou a arrancada como uma modalidade do automobilismo. Desde então, ela vem ganhando cada vez mais adeptos.

Glauber conta que a princípio começou a equipar seu carro de passeio, mas a paixão foi crescendo tanto que há um ano resolveu montar um carro exclusivo para competir. Dentro da modalidade arrancada, existem 15 categorias e ele compete dentro da categoria Standart. “Nessa categoria competimos com um carro de motor aspirado, ou seja, ele não necessita de um turbo compressor para fazer o motor captar mais ar. Para isso aumentamos os bicos injetores e a borboleta do coletor de admissão, aumentamos também a cilindrada do motor fazendo com que ele chegue a 140 km/h em uma pista de 201 m”. Disse ele.

“Já participei de um campeonato e dois festivais totalizando oito provas, é um investimento alto, mas que vale a pena quando se tem paixão” Completou.

 

Nenhum comentário: