A importância do Dia da Árvore.

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro antecipa a chegada da primavera, que começa no dia 23, estação em que a natureza acorda, como em um processo de renascimento recuperando toda a vida que se manteve adormecida durante o tempo seco e frio do inverno.
Devido a forte influência indígena no Brasil, nossa cultura carregou alguns traços como o amor e o respeito pelas árvores que são de uma enorme riqueza natural. Neste período os índios também iniciavam a época do plantio que era organizado pelo calendário lunar.
Para confirmar toda esta tradição e respeito, em 24 de fevereiro de 1965 ficou formalizado o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore.
Mas porque se fala tanto em árvores, e qual a real importância delas? Nos últimos anos, a nossa sociedade começou a repensar os desperdícios de décadas e no prejuízo causado pelo mau uso e destruição das árvores, porém esta conscientização ainda não consegue alcançar os resultados necessários para salvar o planeta, por isso, a importância de se mostrar e se falar da necessidade de preservar algo que é de grande relevância para todos nós. As árvores possuem inúmeras funções que nos auxiliam e permitem a vida no planeta, como proteger a terra com sua sombra e suas raízes, evaporar água, participar do ciclo hidrológico que mantém o ar úmido, produzir oxigênio, além de fornecer frutos, produtos medicinais ou industriais. Com isso elas protegem o solo, os rios, nascentes, preservam a vida silvestre e trabalham na manutenção da qualidade de vida.
Esteja na moda, promova a sustentabilidade, o bem e plante uma árvore. Unifran uma universidade que preserva e ama o verde.

Nenhum comentário: