Processamento Auditivo Central é tema de projeto desenvolvido por professora da Unifran.



O Processamento Auditivo central (PAC), é responsável pelas habilidades de detecção, localização e lateralização da fonte sonora, reconhecimento, discriminação, atenção seletiva e sustentada, memória de curta duração e aspectos temporais da audição. ASHA (1996). O distúrbio é uma dificuldade em lidar com informações que chegam pela audição, onde a criança detecta os sons normalmente mais tem dificuldade de interpretá-los.

A Prof.Dra. Mônica Pires de Castro Mendonça, do curso de Fonoaudiologia da Unifran, possui um projeto que tem a intenção não só de esclarecer e ajudar no diagnóstico, mas atuar na prevenção deste distúrbio.

Ela esteve na escola Josephina Zinni Almada pois foi solicitada para que os professores pudessem obter recursos e orientações sobre o distúrbio. Pode esclarecer o que é o processamento auditivo, o que esse processamento pode fazer e como reconhecer os sintomas e diagnosticar.

Segundo a Dra. Mônica os professores estiveram muito abertos e solicitaram novos encontros. Também estiveram presentes duas alunas que puderam entender o que é o profissional fonoaudiólogo e como ele pode atuar em outras áreas, trabalhando junto com outros profissionais.

Desta forma a criança deve ser orientada por um profissional e encaminhada a um tratamento sem problemas com a sua auto-estima possibilitando a superação do problema.


Mais informações
Clínica de Fonoaudiologia da Unifran – tel 3711-8740
Email: fono@unifran.br

Nenhum comentário: