No dia do Fonoaudiólogo a professora Nívea se emociona com uma retrospectiva de seus vinte anos de profissão.

No dia 09 de dezembro, Dia do Fonoaudiólogo, conversamos com as alunas formandas de 2010 e com algumas professoras, dentre elas, a professora Nívea Maria Simaro Gomes, que falou sobre a profissão Fonoaudiólogo e sobre a Unifran, ela disse estar como docente no curso desde agosto de 1992 e disse ainda que é com muito carinho que vê o curso de Fonoaudiologia na Unifran:
“Além de ser uma profissão que lida com a comunicação, o Fonoaudiólogo tem a oportunidade de trabalhar em diferentes áreas e com diferentes pessoas, desde um recém nascido até idosos e aqui na Unifran, formamos um aluno generalista para que depois ele tenha condições de se aperfeiçoar na área que ele escolher, aqui também, ele tem a oportunidade de ver a prática desde o primeiro ano, tanto na clínica como nos núcleos de estudos e essa associação entre a teoria e a pratica é muito importante para o aluno recém egresso na Universidade”.

Nívea conta ainda, que quando se formou em 1990 o curso de Fonoaudiologia era ainda muito pouco reconhecido e muito confundido com outras profissões, mas que durante essas duas décadas de atuação na área, houve um crescimento muito grande:
“Isso foi um reconhecimento para todos os Fonoaudiólogos, eu vivo da Fonoaudiologia e posso dizer que tive muitas chances. Além de ser docente, atuo na área clínica, então a Fonoaudiologia é um pouco da minha vida e o tempo que eu passo dedicando aos meus pacientes e alunos, me possibilitou esse crescimento profissional e pessoal”.

Emocionada, completa:
“Sou apaixonada pela Fonoaudiologia e quando fazemos algo que gostamos, a chance de obter sucesso é ainda maior. No começo eu até tinha algumas dúvidas, mas logo foram se minimizando e passei a ter certeza da minha escolha e quando faço uma retrospectiva desses dezoito anos como docente, vejo uma família, tanto com as minhas colegas, quanto com os alunos, porque quando encontramos algum e eles vem nos contar os rumos que tomaram suas vidas é muito gratificante e na época das formatura também nos marca muito com as homenagens que recebemos, enxergamos que é um reconhecimento pelo trabalho que fizemos e que realmente construímos uma família com os alunos”.

Assistam aos videos com depoimentos de Professoras e Alunas Formandas do ano de 2010 em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nívea é realmente uma pessoa muito especial, exemplo de ética e profissionalismo além de ser uma pessoa muito humana!!! Homenagem merecida!!!
Daniela Zimmer